La Corta Coltura

por GALILEO UBRICO
(É italiano morador de nossa querida
Limeirinha há muito tempo...)


Buon giorno, amigo limeirense, espero que tutti, se non esteja jóia, esteja ao menos bijuteria con te. Chi non va bene è nostra Limeira, perché me falta cultura in questa città... Qui, os único debate que me acontece é os de mesa de boteco, e a moderadora, nos caso, é as cerveja ou as pinga.
Arte teatral em Limeira só mesmo a dos louco que me berra a Santa Bíblia nas praça. E como noi non tem ópera, noi se contentemo com os berro de peão no cio (ma, ainda hoje, io non entendo como os homi me conquista as vaca com quelle mugido esganiçado).
Já os único museu com história relevante in Limeira son os velho que me fica sentado nos banco das praça vendo os movimento passar. Eles funciona nos domingo, das oito às dezesseis hora.
Se visse quella pintura de Dom Pedro I, quella em que ele me monta um cavalo às beira do rio Ipiranga, o limeirense me perguntaria de que festa do peão era quella foto...
Perché as gente de questa città me usa cabresto: quando me olha além dos próprio umbigo, os limeirense non me enxerga mais do que os próprio cazzo, capisce?
Per hoje, questo è tutti. Cuidado com as rua, olha intorno, saiba que em terra de limeirense quem tem due olho aberto è rei. E attenzione, perché nem tutti que reluz è apenas jóia folheada. Arivederci, amici.